Sobre este tutorial
Vamos apresentar, passo a passo, como montar um ambiente de desenvolvimento local, em sistema operacional Windows, para programar em COBOL usando seu próprio equipamento.
Este ambiente é 100% baseado em software gratuito.
O que vamos instalar?
Instalaremos a última versão do GnuCOBOL, um compilador que faz parte do projeto Gnu e que vem sendo mantido por uma comunidade de desenvolvedores desde 2002, quando ainda se chamava OpenCOBOL. Ele é compatível com a maior parte das especificações ANS 85, ISO 2002 e ISO 2014, além de incorporar diversas extensões dos compiladores mais conhecidos do mercado, tais como IBM Enterprise COBOL, Micro Focus COBOL, ACU-COBOL e outros.
Em seguida instalaremos o VSCode, uma plataforma de desenvolvimento gratuita, desenvolvida pela Microsoft. Em linhas gerais, o VSCode se “adapta” a diversas linguagens e plataformas, inclusive COBOL e mainframes, através de extensões (também gratuitas) que você instala facilmente a partir do próprio VSCode.
Instalaremos duas dessas extensões: uma para reconhecer a sintaxe do COBOL e outra para customizar as saídas do GnuCOBOL, e assim integrá-lo às telas do VSCode. Com isso será possível criar, editar, compilar e executar programas em um só lugar.
O que você precisa saber para seguir esse tutorial?
Quase todas as atividades para criação e configuração do ambiente são realizadas via web ou através do próprio VSCode. Alguns passos, porém, terão que ser realizados na linha de comando do Windows.
É importante, portanto, que você esteja familiarizado com a ferramenta Prompt do Windows (cmd) e que saiba executar comandos em linha.
O que esse tutorial não cobre?
Este tutorial não pretende te ensinar a programar em COBOL. Para isso, existe um outro tutorial nesse portal que você ler clicando aqui.
Também não é nosso objetivo falar sobre os detalhes de funcionamento do VSCode. Você verá alguns procedimentos básicos para editar, compilar e testar programas, mas existem muitos outros recursos que vale a pena você conhecer quando o ambiente estiver pronto. Um ponto de partida interessante é o próprio site do VSCode.
Também existe muito conteúdo na internet sobre essa plataforma. Basta digitar “tutorial vscode” no Google que você encontrará tudo o que precisar.
E se algo der errado?
A criação de um tutorial passo a passo sempre tem alguns desafios. Por mais que a gente registre e revise detalhadamente todos os passos, é sempre possível que alguma coisa tenha escapado, seja porque nossa máquina não estava totalmente “zerada”, seja porque no meio do caminho tivemos que ajustar alguma ação e esquecemos de refletir no documento.
Se você seguir o tutorial e perceber que algo não funcionou como previsto, ou ainda se encontrar alguma instrução que não esteja clara, ou mesmo se achar que algumas explicações são desnecessárias, deixe seus comentários na própria página para que eu possa melhorar o conteúdo e deixá-lo cada vez mais útil para a maioria das pessoas.
Um grande abraço e boa jornada!